Data: 21 de Novembro
Local: Complexo Funarte São Paulo
Endereço: Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - 01216-001
Horário: 13h15 às 14h00

A Casa do Graffit É um espaço dedicado à convivência, eventos, exposições e vivências culturais. Administrada pelo coletivo SoufavelaGraffiti, convida artistas a colorirem o ambiente e exporem suas obras. O espaço também promove atividades alinhadas aos elementos da cultura Hip-Hop.
O espaço está localizado na Avenida Coca, 384, Vila Curuçá, zona leste de São Paulo e é movido por visitas guiadas, com grande frequência de alunos e professores de escolas públicas, além de grupos de instituições e associações.
A casa do grafitti, chega pra somar e compartilhar sua vivência coletiva com o que é a arte urbana, a casa grafitti foi quem fundou o evento Arte e Cultura na Quebrada, um dos maiores eventos de grafitti da América Latina onde são fechadas 15 quadras da quebrada do Itaim paulista por dois dias e implementasse a cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e o graffiti
Robson Bó, GRYLLO d.Oliveira e xCHEx representam a Casa do Graffitti pelas mais diversas ocasiões, desde agitadores, articuladores e frequentadores, como é o caso de xCHEx, frequentador ativo do espaço, participando das atividades desenvolvidas.
E num papo de movimento pela Arte Urbana pela perspectiva do Graffitti, os três artistas bateram um papo com os residentes convidados sobre a relação com o território, colocaram em pauta as leis de incentivo que fomentam coletivo de arte marginalizados pelo Estado, e a importância da movimentação popular não partidária para conquistar mais leis e hackear esses recursos.

Grafiteiro, DJ, oficineiro e produtor cultural, iniciou sua trajetória no graffiti no final de 2001, inspirado pelos grafiteiros e pixadores de sua região. Faz parte do coletivo Boca Suja Crew, um grupo que o influenciou profundamente e do qual hoje é integrante ativo.
É também um dos organizadores do Arte e Cultura na Kebrada, um dos maiores eventos de Hip Hop da zona leste de São Paulo. Participa de diversos eventos por toda a cidade de São Paulo e tem ampliado sua atuação em projetos e eventos em outros estados, como Paraná, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Ceará.

Grafiteiro, arte-educador e pesquisador, é um artista dedicado às artes urbanas. Filho de mãe solteira, nasceu e foi criado no extremo leste da cidade de São Paulo. Iniciou-se na cultura do graffiti em meados de 1995/1996. Artista multimídia autodidata, utiliza a técnica do graffiti em variados suportes, como paredes, pilastras de pontes, telas, body painting, interiores de residências, customização de automóveis, entre outros.
Realizou trabalhos e performances em diversas localidades, incluindo São Paulo (capital e interior), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Buenos Aires, na Argentina. Também ministrou oficinas, workshops, palestras e performances em espaços como a antiga FEBEM, o Espaço Cultural Florestan Fernandes, CEU São Carlos, CEU Curuçá, além das universidades UNG e UNICID.

Vander, conhecido como xCHEx, atua como artista urbano, muralista há 22 anos. Morador da zona leste de São Paulo, já participou de alguns festivais e eventos de graffiti no Brasil e na América Latina (Chile - 2019, Colômbia 2022 e Peru 2023).
É responsável pela Garagem Ateliê desde 2016, espaço de estudos, criações e exposições artísticas na zona leste de SP.
"Cheguei na atividade do projeto: Arte não é Privilégio pra conhecer o Mono Gonzalez. Vi a postagem no perfil dele que ele estaria no Brasil, e cheguei no contato do projeto através dele. Dai eu resolvi ir até a Funarte pra conhecer o Mono, e neste momento vi o Robson BÓ, Gryllo e o Sato, começamos a conversar e fui convidado a participar da roda de conversa."
Comentarios