top of page

Vídeo: Guilherme Couto

Acervo CÉU

​Galeria Penha Pietra's

Kobra
Kobra
SENNA, A LENDA DO BRASIL, 2015

Esse é um dos murais que evidencia a importância de lidar com a efemêridade das obras que estão na rua. Cinco anos depois dessa homenagem ao maior piloto do Brasil, Kobra revitalizou o mural em 2020 e emplacou novos detalhes.

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

1/9

Mauricio de Sousa e Anderson Atual
Mauricio de Sousa e Anderson Atual
NOME DA OBRA NÃO IDENTIFICADO

Com autoria de Mauricio de Sousa e expansão pelo artista plástico e muralista Anderson Atual, o mural é uma comemoração aos 60 anos da personagem Mônica e numa tira de quadrinho, uma página de gibi ocupa a cidade.

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

2/9

Kleber Pagu
Kleber Pagu
MORAR E VIVER, 2023

São Paulo é um polo de criatividade e diversidade, espelhando o compromisso do Tomorrowland com a expressão artística, a união, e a riqueza cultural do país. O que torna este projeto ainda mais notável é que o mural está localizado na lateral de um prédio que faz parte da Ocupação Penha Pietras - um movimento social de moradia e inclusão social. No processo de instalação da obra, Pagu contratou e profissionalizou moradoras da ocupação, que receberão certificações em trabalho em alturas. Além disso, o projeto contribuiu para a melhoria da distribuição de água do edifício, beneficiando diretamente 58 famílias presentes na ocupação.

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

3/9

Andre Mogle
Andre Mogle
O VERDADEIRO CAMPEÃO É O POVO, 2021

Nessa obra o autor exalta em seus mundos coloridos a força das Mães no período de pandemia.  Para o artista, mulheres tiveram que conciliar muitas coisas naquele tempo e ainda se colocaram em outras lutas. Esse também é o primeiro mural do artistas para o MAR (Museu de Arte de Rua)

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

4/9

Criola
Criola
UM BRASIL PARA OS BRASILEIROS, 2021

Em mais de 40 metros de altura e 9 de largura, a mineira Criola homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus. O mural foi feito em comemoração a exposição sobre a escritora que aconteceu no Instituro Moreira Salles, que reuniu também outros artistas com produções em diálogo com as obras de Carolina.

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

5/9

Wally Kamaiurá
Wally Kamaiurá
HOTOTO IJATAGü TüIHUGUISINHü, 2022

Grafismos tradicionais usados nas pinturas corporais durante rituais dos povos do Alto Xingu são representados no primeiro mural em giganto feito pelo artista. / O título da obra – Hototo ijatagü Tüihuguisinhü – refere-se ao nome indígena dessas artes (‘Axila da borboleta’ e ‘Pintura da cobra’).

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

6/9

NOME DO ARTISTA NÃO IDENTIFICADO
NOME DO ARTISTA NÃO IDENTIFICADO
#TEQUEROCOLORIDA

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

7/9

Nós Artivistas, Coletivo Coletores & Ocupação Penha Pietras
Nós Artivistas, Coletivo Coletores & Ocupação Penha Pietras
BRASIL TERRA INGÍDENA

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

8/9

João Barros Cobra (Nove)
João Barros Cobra (Nove)
LEMBRANÇAS DE UMA DOCE PRIMAVERA, 2014

O projeto “Tudo de cor para você – Outubro Rosa” convidou o artista brasileiro NOVE para representar um diálogo entre arte, cidade e natureza. Esse é foi um dos primeiros murais a compor a galeria Penha Pietras.

Foto:

Ricardo Yamamoto

Acervo CÉU

9/9

Obras/Artistas:

Arraste para o lado para ver todas as obras

​Nossas boas-vindas

Essa enciclopédia é de acesso público e visa promover e preservar a história das Artes Urbanas. Aqui você encontrará fotos, vídeos documentários, textos explicativos, entrevistas e outras informações sobre as artes que estão nas ruas. Nos ajude a construir o CÉU e participe cadastrando novas obras, galerias ou sugerindo correções, entre outros, acesse Collab com o Museu

Vídeos da galeria

Morar e Viver

Artista Kleber Pagu 2020/2021

Movie BR20+Brazilian Typography SFX

Marcos Mello

  • A galeria Penha Pietras ocupa um pequeno espaço com grande importância das artes urbanas para a cidade. A homenagem feita pelo Movimento por Moradia e Inclusão Social (MMIS), afiliado à Frente de Luta por Moradia (FLM), e  faz jus a Penha Pietras, atriz e professora de Teatro e Dança que deixou como legado sua significativa movimentação pelo acesso à arte e a cultura, ensinando artes para crianças e adolescentes moradores de cortiços da Rua 13 de Maio.

    Localizada num cruzamento entre a Avenida Paulista, Rua da Consolação, Alameda Santos, Avenida Rebouças e Dr. Arnaldo, especificamente no número 2563, a ocupação está no centro do eixo que interliga as obras artísticas que compõem essa galeria, trazendo indagações que buscam gerar reflexões e dialogar com os debates que estão acontecendo na sociedade. Desde homenagem à Carolina Maria de Jesus, feita por Criola em parceria com o IMS, até os grafismos indígenas de Wally Kamaiurá. 

    Não à toa, a fachada também recebe várias intervenções de artistas e moradores. E além da moradia, que se localiza neste endereço desde Novembro de 2021, também conta com exposições itinerantes e permanentes em seus 11 andares, alavancando debates sobre importantes assuntos em pauta. E no que dialoga com a cidade, esse pequeno trecho também é um conexão de acesso a importantes equipamentos de cultura e arte como o Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Vila Itororó, Masp, Casa das Rosas, Japan Houve, Sesc Paulista, Centro Cultural do Itaú e outros.
     

    • As estações de metrô mais próximas são Paulista e Consolação.

    • O tradicional Vieira Bar é referência na noite paulistana e existe desde 1949 nesse ponto

    • Avenida Paulista é palco da maior parada do orgulho LGBT do mundo

    • As vias da Avenida Paulista são abertas para o público aos domingos das 9h às 16h e fica ocupado do começo ao fim com música, arte, cultura, artesanato e esportes.

    • Toda terça o MASP tem entrada gratuita!

    • Aos domingos o transporte de ônibus na cidade de São Paulo é gratuito

Faça os Tours Educativos e conheça as Galerias de Artes Urbanas

​Você será conduzido(a) a uma imersão no universo de artistas e suas criações nos espaços públicos. Além disso, você terá a experiência única de fazer um workshop de grafitti.

bottom of page