Foto: Ricardo Yamamoto
Acervo CÉU
Guia Virtual
Galeria Parque Minhocão
Nossas boas-vindas
Você está no Guia Virtual da Galeria de Artes Parque Minhocão - Distrito Cultural Independente do Centro. Aqui você encontrará fotos, vídeos documentários, textos explicativos, entrevistas e outras informações sobre as artes que estão nas laterais de prédios e vigas da Via Elevado João Goulart, além de uma rica programação que é ofertada gratuitamente para o público como cinema, teatro e dança, entre outros projetos e ações que envolvem toda a rede de artistas e outras pessoas fazedoras e participantes desse território cultural da cidade.
Faça parte e nos ajude a construir essa história. Participe cadastrando novas obras, galerias ou sugerindo correções, acesse Collab com o Museu
Obras/Artistas:
Arraste para o lado para ver todas as obras
Minhocão Subway
Vídeos da galeria
Mostras Brasileires
13 artistas, 2020/2021
Apenas Pense
Arnaldo Antunes
Eu era outro lugar
Felipe Morozini
Eu sabia que você existia
Felipe Morozini
Eu me vejo em você
Felipe Morozini
Rio Anhanguera
Zezão
Mostra Link
Diversos artistas/estudantes
O Elevado Presidente João Goulart, atualmente mais conhecido como Galeria Parque Minhocão, é um dos principais corredores lineares de Artes Urbanas do mundo e, junto com o Beco do Batman, foi um dos primeiros espaços públicos no Brasil dedicados ao graffiti a integrarem o CÉU - Museu de Arte a Céu Aberto - a serem reconhecidos como Pontos de Memória pelo Ibram - Instituto Brasileiro dos Museus/Ministério da Cultura - MinC, em junho de 2023.
A Galeria Parque Minhocão atualmente expõe cerca de 70 obras em laterais ou fachadas de grandes edifícios com grafittis autorizados e orgânicos, além de intervenções em outros suportes como a própria via do elevado, sua mureta central, postes e lixeiras. Recebendo também diversas exposições flash mob e outras mostras de artes com uma rica variedade de técnicas e linguagens que vão da dança ao cinema.
O movimento também acontece de maneira mais efêmera e frenética nas mais de 70 pilastras de sustentação do elevado adentrando o túnel de acesso via a Radial Leste - Praça Roosevelt, formando o "Minhocão Subway”.
Acreditamos que ações sociais e locais como a da Galeria Parque Minhocão, promovidas por artistas, coletivos e outras pessoas engajadas pelo "direito à cidade" , produzem o desenvolvimento de comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
O Elevado foi inaugurado em 1971 e homenageava o 27º Presidente do Brasil, o segundo do período da Ditadura Militar, "Costa e Silva". No seu governo foi decretado o AI-5, iniciando a fase mais dura e brutal do regime ditatorial militar, com o fechamento do Congresso Nacional, cassação de políticos e institucionalização da repressão, em resposta ao aumento da oposição ao regime. Essa repressão ocorreu por meios legais e ilegais, como torturas contra a população civil. Algumas das respostas vieram do movimento estudantil, com singular atenção para o pixo de autoria desconhecida "ABAIXO A DITADURA” espalhado durante a passeata dos Cem Mil no Rio de Janeiro por muros e monumentos.
Isso antecede as intervenções da "geração Alex Vallauri" que a partir de 77 tomou muros e paredes icônicas da cidade, transgredindo com artes clássicas e com o status quo da sociedade, iniciando um movimento marginal que hoje coloca o Brasil entre os principais polos de Artes Urbanas do mundo.
-
As estações de metrô mais próximas são: República, Marechal Deodoro e Santa Cecília, que também é um terminal de ônibus
-
As principais ruas do entorno e vias de acesso são: Largo Padre Péricles, Avenida Francisco Matarazzo, Avenida General, Olímpio da Silveira, Praça Marechal Deodoro, Avenida São João, Rua Amaral Gurgel e Praça Roosevelt
-
O Minhocão tem 3,4 quilômetros de extensão, 2.500 metros de via principal, 900 metros de acessos e 514 vigas
-
+2 milhões de pessoas
Visitam a Galeria Parque Minhocão ao ano
70 mil veículos
Circulam diariamente pela Galeria Parque Minhocão
864 postos de trabalhos temporários
Entre 2015 e 2023 cerca de 864 pessoas foram empregadas diretamente na produção de trabalhos artísticos na região
Economia Criativa
O comércio local destaca maior atividade econômica com a presença dos visitantes e frequentadores da Galeria Parque Minhocão