MORAR E VIVER, 2023

Artista

Kleber Pagu

Reconhecendo o profundo impacto de Kleber Pagu na cena artística urbana, o Tomorrowland estendeu o convite ao artista para criar esta obra-prima. Pagu, conhecido por seu gênio criativo que transcende o graffiti tradicional, incorpora habilmente diversos materiais e técnicas, incluindo acrílico, glitter, mapping, peças com volumetria, leds e luzes especiais de palco para iluminar a obra durante a noite. Suas referências incluem a arquitetura brutalista, o art decor, e o futurismo - esta abordagem inovadora assinada por Pagu se alinha perfeitamente com o espírito do Tomorrowland para a edição deste ano no Brasil.

Kleber Pagu é empresário, artista, produtor e estudante de Sociologia, Política e Museologia. O conjunto de sua obra é mundialmente reconhecido, tendo produzido mais de 270 instalações artísticas em espaços públicos em 22 países em colaboração com diferentes artistas. Desse conjunto, vale ressaltar o Parque Minhocão onde Pagu produziu 52 murais de 2020 a 2023, contribuindo diretamente para a transformação deste local em uma das principais galerias lineares de Arte a Céu Aberto existentes.

Sinopse

São Paulo é um polo de criatividade e diversidade, espelhando o compromisso do Tomorrowland com a expressão artística, a união, e a riqueza cultural do país. O que torna este projeto ainda mais notável é que o mural está localizado na lateral de um prédio que faz parte da Ocupação Penha Pietras - um movimento social de moradia e inclusão social. No processo de instalação da obra, Pagu contratou e profissionalizou moradoras da ocupação, que receberão certificações em trabalho em alturas. Além disso, o projeto contribuiu para a melhoria da distribuição de água do edifício, beneficiando diretamente 58 famílias presentes na ocupação.

Filme documental