top of page

GALERIA PARQUE MINHOCÃO

Atualizado: 20 de jun.

Local: Parque Minhocão - Elevado Pres. João Goulart


A Galeria Parque Minhocão surge como uma iniciativa destinada a potencializar o Viaduto Presidente João Goulart, situado no centro de São Paulo, como um vibrante Centro de Experimentação Urbana e um dinâmico Pólo de Artes a Céu Aberto. Este projeto busca aproveitar a riqueza cultural e criativa da região, oferecendo um espaço dedicado à expressão artística e à experimentação urbana, com a realização de quatro com a exibição de 560 obras ao longo do ano..


Sobre o Parque Minhocão

Ao todo, o entorno da Via Elevada Presidente João Goulart conta hoje com 72 obras de artes em laterais de prédios, tendo requalificado cerca de 36 mil de paredes ociosas nessa região, atraindo aproximadamente

12 milhões de reais entre 2020 e 2023 e gerando

864 postos de trabalho temporário.



Sobre o Projeto

Proposta de parceria pública-privada para Termo de Cooperação para o reconhecimento, desenvolvimento e promoção da Galeria de Artes Parque Minhocão.

Implementação de Sinalização Turística e Funcional


  • Objetivo da sinalização Atualmente, pela ausência de sinalização, a população não tem acesso as informações básicas sobre as obras, artistas e outros dados relacionados a cada projeto. Com a implementação das placas, todas as informações que foram mapeadas e catalogadas pelo CÉU estarão disponíveis na palma da mão da população que poderá acessar, através do guia virtual, informações multimídia dessa e de outras galerias pelo celular.

  • Simulação da placa aplicado sobre o local de instalação


  • Impacto para o público A programação cultural ofertada gratuitamente, será potencializada com a PPP pois criará atrativos para que o público visitante desfrute seu passeio pela via com o guia virtual e experiências diversas como os desdobramentos em Realidade Aumentada estimulando assim, espaços mais criativos, seguros e turísticos no centro da cidade de São Paulo.

  • Dimensões

  • Layout

  • Programação complementar O CÉU continuará com a sua programação independente de pinturas murais na região, além da realização e promoção de outros projetos culturais, reforçando a Via Elevado João Goulart como um dos principais ecomuseus do mundo.


Implementação da Galeria de Artes Parque Minhocão (Subway)

O CÉU, com o seu know how, requalificará visualmente as vigas do Elevado João Goulart realizando exposições periódicas com obras de diversos artistas nacionais e internacionais, garantindo assim, o desenvolvimento do potencial cultural e artístico desse novo equipamento e reconhecendo a vocação cultural deste espaço da cidade como ecomuseu.


  • Objetivo da Galeria de Artes Parque Minhocão (Subway) Criando 140 locais expositivos, sendo 4 em Painel de Led. 70 vigas da Via Elevado Presidente João Goulart - Galeria de Artes Parque Minhocão.


  • Impacto Segundo os dados da CET, circulam na Via Elevado Presidente João Goulart cerca de 70 mil veículos por dia e, a SEFRA, empresa que faz a segurança privada do Parque Minhocão, contabiliza 2 milhões de visitantes por ano. Impactando potencialmente este público, a galeria contribuirá para valorização e promoção da economia e indústria criativas envolvidas neste processo, garantindo a participação social e de diversos artistas, de maneira legal e segura. Do total, 10% dos postos de trabalhos geradores pela Galeria de Artes Parque Minhocão serão destinados para pessoas em situação de rua com o objetivo de de garantir a proteção social e promover a saída qualificada da situação de rua.


  • Resíduos da Lona As lonas que serão substituídas conforme as exposições, principal resíduo da galeria, serão transformadas em bags retornáveis e serão comercializadas para colaborar na manutenção do projeto.



 


O CÉU disponibilizará todos os serviços necessários para a gestão cultural da Via Elevado Presidente João Goulart, promovendo uma programação cultural e artística permanente, diversa, participativa e de acesso gratuito para toda a população. Com isso, o CÉU visa potencializar essa icônica via de São Paulo como destino turístico, atraindo milhares de pessoas para o centro e contribuindo para o bem-estar socioeconômico da cidade.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page