top of page

PALESTINA LIVRE

OBRA: PALESTINA LIVRE, GENOCÍDIOS NUNCA MAIS - 2024


Local: Galeria Penha Pietra's

Apoio: MST (Movimento Sem Terra) e FEPAL (Federação Árabe Palestina do Brasil)


A obra "Palestina Livre - Genocídios Nunca Mais", criada pelo artista Kleber Pagu, ocupa cerca de 400 m² e está localizada na lateral da Ocupação Penha Pietras, entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, em São Paulo. Ela integra a Jornada Nacional de Muralismo promovida pelo MST, com o apoio da FEPAL. Após um atentado que tentou interromper sua execução dias antes, o mural foi inaugurado em um ensolarado domingo, 18 de agosto de 2024, reunindo cerca de 200 pessoas em uma festa-manifestação para acompanhar sua finalização ao vivo.


No topo do prédio, a obra traz a frase "Palestina Livre", seguida de duas figuras iluminadas, envoltas em bandeiras. Uma das bandeiras exibe o território da Palestina histórica. As figuras avançam sob o nascer do sol de um novo dia, dirigindo-se a quem sobe do centro da cidade pela Rua da Consolação em direção à Avenida Paulista e aos Jardins. De longe, os rostos, mãos e pés dessas figuras refletem a luz conforme a incidência dos raios solares. Abaixo delas, está a poderosa mensagem: "Genocídios Nunca Mais".


O impacto da obra, um mural de agitprop visível em um ponto central da cidade, é como um grito visual que remete à estética e à política das grandes revoluções, como a Revolução Soviética de 1917 e a Mexicana do início do século XX. O mural representa o povo palestino em marcha, lutando contra o seu programado extermínio.


Para Kleber Pagu, o mural busca romper, no coração da metrópole, com a invisibilidade do martírio palestino. Ele ressalta que a questão da "Palestina Livre" é uma das mais urgentes crises sociais e humanitárias de nosso tempo.


Artista: Kleber Pagu (@kleberpagu)

Artistas Auxiliares: Gabriela Feliciano, Giulia Ramilo, Eduarda Dir, Antony Capuz, e Vinicius Santos.

Foto: Ricardo Yamas


Takes de Drone



Galeria de imagens


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page